Depois de cinco anos como Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada – e sem contar com os quatro em que foi vice-presidente - estranha-se que, a três meses do fim do mandato, José Manuel Bolieiro apresente um Plano para o Desenvolvimento Turístico do Concelho.
Os vereadores eleitos pelo PS não podem deixar de denunciar a estratégia eleitoralista do ainda Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Depois de anos de silêncio sobre este tema, após anos de navegação à vista, em que, inclusivamente, se recusou a colaborar no processo de elaboração Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, eis que, agora, - a três meses de eleições – José Bolieiro – o homem que gosta de se promover como sendo um político diferente – resolve tirar da cartola um Plano de Desenvolvimento Turístico para o Concelho de Ponta Delgada.
No exercício das funções de escrutínio da ação do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, os vereadores eleitos pelo PS consideram que o autarca deve, a este propósito, esclarecer o seguinte:
Por que razão só agora é apresentado este Plano, vários meses após o termo do prazo definido para a sua conclusão?
Por que razão a autarquia não promoveu um amplo processo participativo, com sessões públicas em todas as freguesias do concelho, com vista ao diagnóstico, levantamento e propostas de soluções para um Plano integrado e aberto à participação dos cidadãos?
Por que razão a autarquia levou anos sem uma ação concreta, prospetiva e proactiva, com vista ao posicionamento da oferta e a qualificação turística de Ponta Delgada no mercado nacional e internacional?
Depois das parangonas a propósito do Plano de Desenvolvimento Estratégico para Ponta Delgada, que foi apresentado em 2015, sem que, até à data, se conheça qualquer desenvolvimento ou resultado prático do mesmo, quantos mais planos tenciona ainda apresentar até às eleições para efeitos de propaganda eleitoral, apenas para serem depois esquecidos numa gaveta?
Os vereadores eleitos pelo PS consideram, por fim, que as reiteradas operações de cosmética preconizadas pelo executivo liderado por José Bolieiro já não conseguem ocultar a realidade: este ciclo político em Ponta Delgada está esgotado, a autarquia está sem ideias e necessita de uma nova energia, uma nova ambição e uma nova liderança para vencer os desafios do presente e para garantir o futuro da cidade e do concelho.